Quantcast
Channel: Comentários sobre: Desfavor Explica: O lado negro da gravidez.
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1014

Por: Gabriela

$
0
0

Sally, estou no oitavo mês de gestação e caí de paraquedas no seu blog pq estou tentando achar técnicas para o meu filho virar para ter parto normal. Rs vai entender.
Realmente até agora passei pela maioria das coisas relatadas por você, no entanto, fica o meu contraponto. Nós mulheres sofremos muito mesmo sem engravidar, já quando menstruamos mensalmente e temos oscilações hormonais, mas o meu ponto é, apesar de cólicas serem dolorosas, não é isso que nos faz sofrer mas sim o fato de vivermos uma lógica social que não permite que respeitemos nossas necessidades mais fundamentais. Por exemplo, se estamos com dor então precisamos, mais do que remédio, ficarmos acolhidas em nosso cantinho. Mas isso é visto como frescura num mercado de trabalho cuja lógica é essencialmente masculina.
A mesma lógica serve para a gestação. De fato doi e incomoda em muitos momentos. Mas o fato de estar fazendo um cérebro, um outro coração… é empoderador. Faz muita coisa fazer sentido lá dentro de nós. Essa sensação realmente faz os percalços indesejáveis e persistentes ficarem menos relevantes.
Sabe? Existe uma diferença entre sentir dor e sofrer. Toda mulher sabe disso, mas é uma sensação que aguça na gestação.
No entanto, concordo que o sofrimento existe na gestação, mas não pela dor.
Assim como quando não estamos grávidas, a lógica estruturante da nossa sociedade é significativamente masculina e por isso grávidas, ou não, não somos respeitadas no trabalho, na hora do parto, na rua, na família.. porque todas as estruturas sociais seguem essa mesma lógica perversa e a maioria das pessoas reproduz essa lógica sem tomar consciência do que de fato está fazendo. Isso faz qualquer gestante sofrer. Não há para onde correr se você quiser ser respeitada na hora do parto a não ser guetos desconstruidoes, mas elitizados, ou singelas iniciativas públicas nas grandes cidades..e olhe lá.
Seu texto aponta os males da gestação e é pertinente e cômico. Só deixo um adendo de que não é a natureza que nos fode, mas nós mesmas enquanto sociedade.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1014